quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Camada de Ozônio
A camada de ozônio é uma "capa" de gás que envolve a Terra e a protege de várias radiações, sendo que a principal delas, a radiação ultravioleta, é a principal causadora de câncer de pele. Devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono , um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. Sem essa camada, a incidência de raios ultravioletas nocivos à Terra fica sensivelmente maior, aumentando as chances do câncer.
Nas últimas décadas tentou-se evitar ao máximo a utilização do clorofluorcarbono e, mesmo assim, o buraco na camada de ozônio continua aumentando, preocupando a população mundial. As tentativas de se diminuir a produção do clorofluorcarbono , devido à dificuldade de se substituir esse gás, principalmente nos refrigeradores, fez com que o buraco continuasse aumentando, prejudicando cada vez mais a humanidade. De qualquer forma, temos que evitar ao máximo a utilização desse gás, para que possamos garantir a sobrevivência de nossa espécie.
O buraco
A região mais afetada pela destruição da camada de ozônio é a Antártida. Nessa região, principalmente no mês de setembro, quase a metade da concentração de ozônio é misteriosamente sugada da atmosfera. Esse fenômeno deixa à mercê dos raios ultravioletas uma área de 31 milhões de quilômetros quadrados, maior que toda a América do Sul, ou 15% da superfície do planeta. Nas demais áreas do planeta, a diminuição da camada de ozônio também é sensível; de 3 a 7% do ozônio que a compunha já foi destruído pelo homem.
O que são os raios ultravioleta
Raios ultravioletas são ondas semelhantes a ondas luminosas, as quais se encontram exatamente acima do extremo violeta do espectro da luz visível.
Veja o vídeo abaixo:
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Experimentos
Submarino
MATERIAL:
1 Copo d'água
1 Garrafa de plástico transparente com água
1 Tampa de caneta sem furo na ponta
Massa para modelar
COMO FAZER:
1-Faça uma bola de massinha
2-Prenda a massinha na parte de baixo da tampa
3-Para saber se a tampa da caneta está correta, coloque-a dentro do copo d'água ( a tampa deverá ficar flutuando na posição vertical; se for preciso, tire ou coloque mais massinha ).
4-Coloque a tampa dentro da garrafa com água
5-Tampe a garrafa
O QUE ACONTECE:
O submarino está flutuando. Mas se você apertar os lados da garrafa, o submarino desce.
POR QUE ACONTECE?
A tampinha só flutua quando está cheia de ar. Quando você aperta a garrafa a água entra dentro da tampinha, comprimindo o ar, assim ela fica pesada e afunda.
A massinha é como se fosse o corpo (tanque) especial que os submarinos têm. Eles enchem o tanque de água, o submarino afunda. Esvaziam o tanque, o submarino sobe.
Levantando Peso
MATERIAL
1. Jarro com água
2. Bacia de plástico
3. Sacola de plástico
4. Pedras
COMO FAZER
1. Coloque as pedras dentro do saco plástico e levante a sacola.
2. Despeje a água dentro da bacia.
3. Coloque a sacola com as pedras dentro da bacia e mexa na sacola.
O QUE ACONTECE
Você vai sentir a sacola mais leve dentro da água.
Por causa da força que a água aplica, empurrando a sacola para cima, e fazendo com que ela fique mais leve dentro d'água. Essa força que a água exerce de baixo para cima é chamada de empuxo.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Hinos
Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente
Dentro dos nossos corações.
Salve o Corinthians
De tradição e glórias mil;
Tu és o orgulho
Dos esportistas do Brasil.
Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão.
Corinthians grande,
Sempre Altaneiro
És do Brasil
O clube mais brasileiro.
Hino do Internacional
Glória do desporto nacional
Oh, Internacional
Que eu vivo a exaltar
Levas a plagas distantes
Feitos relevantes
Vives a brilhar
Correm os anos surge o amanhã
Radioso de luz, varonil
Segue a tua senda de vitórias
Colorado das glórias
Orgulho do Brasil
É teu passado alvi-rubro
Motivo de festas em nossos corações
O teu presente diz tudo
Trazendo à torcida alegres emoções
Colorado de ases celeiro
Teus astros cintilam num céu sempre azul
Vibra o Brasil inteiro
Com o clube do povo do Rio Grande do Sul
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Corrigir a degradação ambiental, como a poluição do ar e da água, é uma das principais prioridades do Governo chinês antes dos Jogos Olímpicos de 2008. A poluição ambiental é apontada como o primeiro obstáculo à estabilidade económica e social do país. Estima-se que em 2020 a quantidade de lixo acumulada pela China atinja os 400 milhões de toneladas, o equivalente ao volume produzido em todo o mundo em 1997.
quinta-feira, 8 de julho de 2010
O fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil da região Amazonica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore dessa fruta, principalmente em regiões urbanas. O viveiro Manequinho Lopes, do Parque do Ibirapuera em São Paulo, recebeu em julho de 2008 a doação de duas mudas com aproximadamente 1,0m de altura e 2,5 anos. Outra muda foi plantada nos jardins da PRODESP, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, sediada no município de Taboão da Serra (SP).
O gato-do-mato ou gato-do-mato-pequenoLeopardus tigrinus) é um felino originário da América Central e América do Sul. É também conhecido também pelos nomes de gato-do-mato-pintado, gato-selvagem e gato-tigre (
quinta-feira, 1 de julho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Puma da Mata Atlântica
Predador da família Felidae, pesa geralmente entre 30 a 60 kg, comprimento corporal de 1.10 metros e cauda de 60 cm, variando de acordo com a origem geográfica. Machos são maiores que as fêmeas.O puma é ao mesmo tempo uma espécie guarda-chuva e chave. Uma espécie guarda-chuva ocupa um território grande que inclui uma grande diversidade de organismos, principalmente em hotspots de diversidade. Uma espécie chave é um elo forte da cadeia alimentar, e sua remoção afeta a diversidade e abundância de vários organismos, causando desequilíbrio ecológico.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
A extração do palmito implica na morte da palmeira, uma vez que seu meristema apical é eliminado. Por isso, mesmo com sua introdução ao cultivo, a extração de palmito na natureza tem colocado em risco as espécies das quais é obtido, sobretudo a espécie Euterpe edulis, a espécie mais procurada. Os palmitos de pupunha e açaí têm sido aplicados como alternativas para diminuir a ameaça de extinção do palmiteiro tradicional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Palmito
quinta-feira, 27 de maio de 2010
piadas
Qual a diferença entre uma soprano wagneriana e um tenor wagneriano?
Aproximadamente 20 quilos.
Qual é o menor zoológico do mundo? R: A camisa do São Paulo, pois só cabe um viado.
Sabe qual a diferença entre o Júnior Baiano e o Barrichello? R: Nenhuma, ambos entram sempre para quebrar.
Sabe qual é a solução para o Fluminense sair da segunda divisão? R: Cair para a terceira.
O que aconteceu quando o Corinthians ganhou o primeiro jogo contra o Palmeiras? R: Uma festa aconteceu após séculos.